8.24.2012

Segundo Jornal


Eu moro em Kretinga, mas durante semestres eu estou a morar na capital da Lituânia – Vilnius. Kretinga é uma cidade pequena, mais pequena do que a Covilhã. É 18 cidade por tamanha na Lituânia.



Em Kretinga há muitos campos de basquetebol, mas na Covilhã há muitos estádios de futebol. Na Covilhã todos estão nas montanhas... Kretinga é a 13 quilómetros do mar Báltico.
Também em Kretinga durante verão, não está tão quente. A maior temperatura é 32 °C. Durante o inverno a menor temperatura é - 33 °C. Em Kretinga nós temos muitas igrejas diferentes. A cidade é muito religiosa.
Kretinga é na região que se chama Žemaitija. A cidade é famosa pela equipa de motobol.



Birutė

___________________________________________


As diferenças entre a Covilhã e a minha cidade

Há muitas diferenças entre a minha aldeia e a Covilhã: a primeira é que na Covilhã moram 30.000 habitantes, é uma cidade pequena, mas tem tudo: lojas, pousadas de juventude, supermercados e também um hospital e a UBI.
A aldeia onde eu moro tem mais ou menos 1.500 habitantes, não há um hospital (mas há um que fica ali perto) e também não é possível ir ao supermercado a pé, porque fica longe, mesmo muito longe.
Na Covilhã tudo é a subir, a subir, só a subir; também na minha aldeia há muitas subidas mas, se tu queres, é possível caminhar com sapatos de salto alto. Nesta cidade portuguesa está muito calor e não costuma chover; na minha aldeia, ao contrário, chove todos os dias! É incrível, mas não há um dia inteiro de sol! Por isso, não gosto muito da minha aldeia: é verdade, há muitas montanhas que são lindas, mas normalmente não é fácil escolher um dia bom para organizar um passeio. Além disso, se queres estudar numa universidade, tu tens de escolher uma cidade e, para ir até lá, apanhar o comboio (mas, mais frequentemente, há dois comboios diferentes, então tu tens de mudar de comboio para chegar à cidade). Por isso, muitos estudantes, depois da licenciatura da escola secundária, vão para a cidade procurar um quarto onde morar durante os dias das aulas na universidade.

            Viver na Covilhã é mais barato do que viver na minha aldeia: pão, legumes, fruta e, sobretudo, água e café têm preços muito diferentes. Claro, tudo está proporcionado: provavelmente os salários aqui em Portugal são mais baixos.
            Queria ficar aqui mais um pouco mas, infelizmente, tenho de ir embora no dia 30 de agosto: Lisboa espera por mim!

Caterina

___________________________________________


As diferenças entre a Covilhã e a minha cidade – Praga

A minha cidade não é pequena como a Covilhã. Eu moro em Praga, que é a capital da República Checa. Praga é grande e ruidosa. Na Covilhã não há metro (em Praga há três linhas) ou elétricos. A Covilhã é perto da Serra de Estrela a as ruas da Covilhã são nas colinas. A minha cidade é no vale com várias colinas pequenas, por exemplo - Petřín. Em Praga há o rio Vltava, que separa a cidade em duas partes. Na Covilhã não há o rio, mas eu penso que há duas ribeiras. 


A diferença grande entre a Covilhã e Praga é o tempo. Na Covilhã em agosto está muito calor e muito sol todos os dias! Eu quero chuva na Covilhã, por favor! (por um dia, por exemplo) Na Covilhã o tempo não costuma mudar durante a semana, mas em Praga o tempo pode mudar no mesmo dia em agosto. Em Praga o tempo pode estar calor dois dias e outros dois dias pode estar a chover.                                                                                   
Em Praga costumo nadar na piscina duas vezes por semana, mas na Covilhã não é possível, porque a piscina municipal não está aberta. Em Praga não costumo correr, mas na Covilhã eu costumo correr duas vezes por semana. É estranho, porque não gosto de correr.         Eu gosto da Covilhã, porque é pequena, calma e perto das montanhas, mas o tempo não é bom para mim. Posso viver na Covilhã, mas de outubro a maio.

Katerina

___________________________________________


Na Polónia, em Gliwice não moro no apartamento com os meus pais, mas eles moram no mesmo andar. Não tenho de lavar a minha roupa, preparar o almoço etc. Agora, na Covilhã, tenho de fazer tudo sozinho, então posso aprender a ser adulto.
Em Gliwice conheço todos os lugares e aqui, às vezes, tenho de procurar algumas coisas no mapa, mas os habitantes são muito prestáveis e ajudam-me frequentemente.



Mais, na minha cidade normalmente costumo sair à noite com os meus amigos polacos, na Covilhã saio com os amigos internacionais a maioria das vezes. E antes de ir para a discoteca em Gliwice costumo tomar cervejas ou vodka, mas na Covilhã eu gosto de beber vinho.



Também, na Polónia costumo fazer mais deporto, particularmente jogar frisbee. Aqui, infelizmente, não há lugares planos grandes, então não posso fazê-lo agora, mas com os meus amigos jogo futebol à quinta-feira.

Krysztof

___________________________________________


Agora moro na Covilhã assim quero fazer o que os portugueses fazem. Costumo almoçar na cantina os peixes e tomar muitos cafés. A comida em Portugal é muito doce e salgada. Na Polónia comemos mesmo muita carne, o frango ou o porco, menos peixes e camarão cozido.
Ao sábado normalmente vou para a discoteca e bebo cerveja com a mão esquerda. Na minha cidade, Białystok, costumo ir para a discoteca à quinta e à sexta e danço muito. Os polacos gostam dançar, mas os portugueses não.


Outra diferença é o tempo. Na Covilhã está muito, muito, muito quente! Nós apanhamos o sol e estamos bronzeados. Os meus amigos em Białystok estão sempre pálidos. Depois, em setembro, eu vou voltar para a Polónia e eles vão estar invejosos.
Na Covilhã estou a tirar muitas fotografias e a mostrar à minha família. Em Białystok não temos as montanhas, aqui costumo subir ou descer todos os dias. Mas gosto muito da Covilhã e estou muito feliz. 


Magda

___________________________________________


Morar na Covilhã e na minha cidade é muito diferente.












Sou da cidade pequena, temos 700 pessoas. A Covilhã é quente e a minha cidade não é quente. Na minha cidade muitas pessoas têm o jardim onde têm a alface e o tomate. Nós não temos supermercados grandes, só pequenos.
Na minha cidade não temos o hospital, bombeiros e a polícia. A comida é diferente nós não temos cerveja pequena ou grande, o café na Covilhã é muito pequeno com muito açúcar e na minha cidade de temos o café grande e o açúcar pequeno! As pessoas na Covilhã comem muitos peixes com arroz e nós, frango com tomate

Marek Holubčík

___________________________________________


As diferenças entre a Covilhã e a minha cidade

Agora moro na Covilhã. A Covilhã á uma cidade muito pequena, mas Žilina, a minha cidade, é grande. No verão na Covilhã está calor, não chove na Covilhã. Há muitas casas antigas na Covilhã, mas nao há muitas casas antigas na minha cidade. Há muitas laranjeiras na Covilhã, mas não temos laranjeiras na minha cidade.





 Agora eu moro na residência. Não moro na residência na Eslováquia, mas moro na casa. Eu como muitos peixes, laranjas e bebo café na Covilhã, mas em Žilina como „bryndzové halušky“ e bebo „borovička“. Não compro bryndza e nata “sauer” na Covilhã.
Eu costumo ir para a discoteca na Covilhã, mas não costumo ir para a discoteca em Žilina. Então eu costumo sair na Covilhã, mas não costumo sair na minha cidade.








Tenho de estudar português na Covilhã, mas não tenho de estudar português em Žilina. Normalmente eu acordo as 6h em Žilina, mas acordo as 8h na Covilhã.

Mária Grenčíková

___________________________________________


As diferenças entre a Covilhã e a minha cidade

Morar na Covilhã e na minha cidade Tallinn é muito diferente. Tallinn é na Estónia, mas a Covilhã é em Portugal.



A Covilhã é a cidade pequena, mas Tallinn é a capital e é maior. As ruas da Covilhã são muito estreitas, mas as ruas de Tallinn são mais largas, mas não são tão bonitas.
O tempo em Portugal e o tempo na Estónia é muito diferente. Agora está muito calor na Covilhã, não está a chover e estão aproximadamente 30-35 oC. Mas agora em Tallinn está frio, está a chover frequentemente e estão aproximadamente 15 oC. A temperatura média no meu país no Inverno é -15 oC e está a nevar, mas em Portugal é 5 - 10 oC e está a chover normalmente.
As pessoas na Estónia são menos felizes e menos comunicativas do que os portugueses. As pessoas em Portugal são muito prestáveis.





Não gosto dos supermercados, na Covilhã são muito longe, porque em Tallinn os supermercados são sempre muito perto, só 5 ou 10 minutos a pé.
Há muitas diferenças entre a Covilhã e Tallinn, mas eu gosto de ambas, porque ambas são cidades muito bonitas e queridas e ambas línguas são muito bonitas.

Mari-Ann

___________________________________________


Como é morar na Covilã e em Padova

A Covilhã é uma cidade pequena, Padova é maior do que a Covilhã e não tem subidas e descidas.
A Universidade de Padova também é maior do que a da Beira Interior: tem, mais ou menos, dez vezes mais estudantes do que a UBI e é muito mais antiga.



Na Itália eu moro com a minha família, em oposição ao que acontece na Covilhã, onde moro na Residência Branca com outros estudantes. Dado que, na Itália moro com a minha família, normalmente não costumo preparar a minha comida ou lavar a minha roupa; aqui em Portugal cozinho e lavo (à mão) a roupa.
Como não moro perto da universidade na Itália, preciso de apanhar todos os dias um comboio para ir para as aulas; aqui na Covilhã costumo ir a pé para as aulas.
Além disto, em Padova há muitos jovens em agosto; ao contrario, aqui na Covilhã, não há quase nenhum jovem neste mês.
Nas ruas de Padova há sempre muito trânsito e muito barulho, em oposição ao que acontece aqui, onde não há muito trânsito (se calhar é porque é agosto e neste mês as pessoas estão de férias).
Normalmente, na Itália, costumo sair à noite (principalmente ao sábado) com os meus amigos e ir de carro cada vez para um lugar diferente e, dado que tenho um carro na Itália, às vezes vou para lugares que ficam muito longe da minha casa; aqui não posso fazer isto porque não tenho um carro.



Além disto, quando vou ao cinema em Padova, os filmes americanos são dobrados em italiano; aqui na Covilhã aqueles filmes são em inglês e têm legendas.
Há várias diferenças entre Padova e a Covilhã, mas as duas são cidades muito agradáveis.


Michele

___________________________________________


Eu sou de Alanya, mas moro na Covilhã.

A minha cidade tem o mar e fortaleza grande.
Na minha cidade está mais calor.
A Covilhã é mais pequena do que Alanya. A Covilhã tem subidas.
Morar na Covilhã é mais difícil do que morar em Alanya.
Eu costumo acordar às 8h na Covilhã, mas eu costumo acordar, em Alanya, às 9h. Eu costumo nadar em Alanya.~


Eu costumo cozinhar na Covilhã, mas eu não costumo cozinhar em Alanya.
Eu costumo dormir à meia-noite na Covilhã, mas em Alanya eu costumo dormir à 1h da amanhã.

Müserref

___________________________________________


As diferenças entre a Covilhã e a minha cidade

Sou da Polónia, normalmente eu moro em Kołobrzeg, mas desde julho eu moro na Covilhã.
A diferença maior entre Kołobrzeg e a Covilhã é o ambiente. A Covilhã é nas montanhas altas, chama-se Serra da Estrela. Kołobrzeg é no norte da Polónia no mar báltico. Na Covilhã tenho de subir muitas ruas e na minha cidade eu não tenho de fazer isto. Mas aqui eu consigo ver muitas vistas mesmo bonitas.
A minha cidade é o lugar turístico, há muitas pessoas no Verão, especialmente alemães. A Covilhã é a cidade mais calma.
Na Covilhã no Verão está mesmo calor, em Kołobrzeg está mais frio.
Gosto muito da Covilhã, mas eu estou com saudades da minha cidade.

Ola

___________________________________________


Como é morar na Covilhã e na minha cidade

A maior diferença entre a Covilhã e a mina aldeia e que em Algorta tenho muitas praias e a Covilhã é uma cidade com montanhas. Os dois lugares são pequenos, mas são muito bonitos!
Eu costumo ir para a praia com as minhas amigas (quando está sol!) e depois vamos tomar uma cerveja na esplanada que é perto da praia. Costumo cuidar e brincar com as minhas sobrinhas no parque, é muito divertido!! Aos fins de semana, as minhas amigas e eu vamos dançar e conhecer outras aldeias ou cidades que estão em festa. Eu costumo estudar em agosto para os exames de setembro, mas este ano não tenho e é por isso que fico na Covilhã e estou a estudar português.
Na Covilhã acordo mais cedo do que em Algorta porque tenho aulas todos os dias. Depois das aulas, normalmente, vou com os meus novos amigos fazer compras e mais tarde voltamos para a residência e tomo e tomo um duche, estudo português, falo com os meus pais ou irmãos e à noite janto na cozinha alguma coisa saborosa e bebo alguma cerveja e falo com as pessoas.

Naia Gandiaga

___________________________________________


Oi!
Chamo-me Przemek e moro em Gdańsk. Gdańsk é uma cidade grande e é no norte da Polónia. Há meio milhão de pessoas. Há muitos cinemas, piscinas e complexos desportivos etc. Muitas pessoas estão tristes, porque morar na Polónia não é fácil. Nós moramos rápido e estressados. Tempo muda. Normalmente não está muito calor.
Na Covilhã só há dez vezes menos pessoas e é uma cidade pequena. Está muito calor e está sol todos os dias. Muitas pessoas moram calmas e estão felizes. Há uma piscina, um cinema, e muitos complexos desportivos. Nós jogamos futebol todas as quintas-feiras com os nossos amigos portugueses. Há um centro comercial onde podemos comprar roupa e comida. A minha vida na Covilhã é mais calma e menos rápida. Gosto da cidade, porque é bonita!


Przemek

___________________________________________


Normalmente vivo em Brenna, mas agora moro na Covilhã. Brenna é parecida com a Covilhã, porque é uma cidade entre as montanhas. Brenna é mais pequena, mas bonita também. Na minha cidade só há uma discoteca, então gosto de ir para a discoteca aqui.
Infelizmente na Covilhã não consigo praticar snowboard. 

Gosto da esplanada na Covilhã, porque está bom tempo todos os dias. Em Brenna durante o verão às vezes está a chover e frio, por isso não há as esplanadas.
Outra diferença é a quantidade de estudantes. Em Brenna não há a universidade, por isso é difícil conhecer outros estudantes.  

Tobiasz

___________________________________________


O que eu costumo fazer na Covihã e em Gliwice

De manhã

Normalmente eu levanto-me às nove ou dez horas em Gliwice, mas na Covilhã eu tenho de levantar-me às oito. Eu tomo duche e tomo pequeno almoço. Depois eu costumo ir para a universidade e estudo.

Ao meio-dia

Depois da primeira aula eu vou para a cantina e almoço. A distância entre a universidade e a cantina é igual, mas na Covilhã costumo subir, porque aqui há muitas subidas.

À tarde

Em Gliwice eu tenho muito tempo livre e eu estou a ouvir música e a falar com os amigos. Logo nós costumamos ir para o bar e bebemos as cervejas.
Na Covilhã eu tenho mais tempo livre, porque estudo português todos os dias, mas depois aprendo eu também vou beber com amigos.
Em Portugal a cerveja é pequena, por isso nós compramos o vinho.

Wojtek

Sem comentários:

Enviar um comentário